segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Projecto "Lousã em Datas"

Reproduzimos o press release difundido aquando do lançamento do livro.

"Exmo. Sr.
Chefe de Redacção

COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

No próximo dia 5 de Outubro, pelas 11h 30m, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, vai proceder-se à cerimónia pública de apresentação do livro "Commercio da Louzã — 500 dias até à República".
Este livro, editado pela Escola Profissional da Lousã, integra-se no Projecto "Lousã em Datas", iniciativa que a EPL vem desenvolvendo de algum tempo a esta parte, e que tem contado com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, Biblioteca Municipal da Lousã e Delegação do Centro da Secretaria de Estado da Cultura.

O livro que a Escola Profissional da Lousã agora dá à estampa, pretende-se homenagem aos jornalistas que fizeram o "Commercio da Louzã", e nomeadamente ao seu proprietário e director Júlio Ribeiro dos Santos.
Homenagem que quisémos de conteúdo útil, trazendo ao final do século páginas memoráveis de uma publicação do concelho da Lousã, quando o século mal despira as fraldas. Vale também como documento — pela reprodução de alguns dos textos publicados naquele periódico; como registo que interessa carregar até ao presente, como convite ao conhecimento, por parte das gerações mais jovens que estudam nesta escola, de uma experiência de jornalismo assaz diferente da que se vive hodiernamente.
Valerá ainda como convite à leitura dos jornais de antanho, fascinantes mananciais de relatos e registos narrativos de um jornalismo que assumia uma causa. A República como pretexto para uma evocação, porque nunca será demais exortarmos o sagrado valor da Liberdade, tão bem definida nas páginas do "Commercio da Louzã" como "a noiva eterna das almas juvenis, o ideal sublime por que combatem todos".

Convidamos V. Exa. a estar presente à cerimónia de apresentação acima referida, aproveitando o ensejo para lhe transmitirmos algumas notas sobre o livro "Commercio da Louzã — 500 dias até à República".

Lousã, 26 de Setembro de 1996

O Director da EPL

Mário Teixeira Ruivo, Dr.

Sem comentários:

Enviar um comentário